Perguntas Frequentes

  • Quais tipos de Bolsa de Estudo Filantrópica são disponibilizados?
    Bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%).
  • Quem pode concorrer à Bolsa de Estudos Filantrópica?
    Estudantes do ensino básico, sejam eles estudantes da Rede de Educação Notre Dame ou não, que atendam aos critérios exigidos.
  • Quais são os critérios para concorrer a uma Bolsa de Estudo Filantrópica?
    Entregar toda a documentação, conforme previsto no Edital e ter renda per capita de até 1 ½ salário mínimo para o benefício integral e de até 3 salários mínimos para o de 50%.
    Serão contemplados com as bolsas os candidatos com menor renda per capita, até o preenchimento do número de benefícios disponibilizados.
  • Como calcular a renda per capita?
    O cálculo é realizado a partir da soma dos valores recebidos por mês (como salários, pensões, aposentadorias e auxílios, entre outros) e sua posterior divisão pelo número de pessoas que compõem o grupo familiar (residem na mesma casa).
  • O que é o grupo familiar?
    O grupo familiar é o conjunto de pessoas que residem na moradia do candidato à Bolsa.
  • Como compor o Grupo Familiar em caso de decisão judicial de Guarda Compartilhada?
    Nesse caso, o grupo familiar do estudante deverá ser composto por todas as pessoas que residem em ambos os núcleos familiares.
  • Quem define a quantidade de Bolsas de Estudos Filantrópicas para as escolas Notre Dame?
    Quem define é a Congregação de Nossa Senhora, mantenedora da Rede de Educação Notre Dame.
  • Quais as condições para participar do Processo de Concessão de Bolsas de Estudo Filantrópicas?
    Para concorrer à Bolsa de Estudo Filantrópica, a família deverá protocolar todos os documentos previstos no Edital em um arquivo único e legível, em formato PDF.
    No caso de estudantes novos, a família deverá manter contato com a escola, a fim de identificar a existência de vaga na série pretendida e realizar a Entrevista Pedagógica, antes do período de entrega da documentação.
  • Como são selecionados os estudantes contemplados com as Bolsas de Estudo?
    Os estudantes são selecionados através da análise dos documentos enviados pelos pais e/ou responsáveis à instituição de ensino, da entrevista com o assistente social, dos instrumentos de trabalho escolhidos pelo mesmo, da análise da Comissão Interna do Colégio e da classificação por renda per capita.
  • Quem integra a Comissão Interna de Concessão de Bolsas de Estudo Filantrópicas nas escolas?
    A Comissão é formada por assistente social, representantes da Administração, da Direção e da Coordenação Pedagógica escolares e representante dos pais.
  • O que devo fazer após ser contemplado com a Bolsa de Estudo?
    Após a concessão, a família do estudante deverá realizar a matrícula, dentro do prazo estabelecido no calendário escolar.
  • Como ocorre o acompanhamento da Concessão de Bolsa realizada?
    As famílias dos estudantes contemplados com Bolsas de Estudo são acompanhadas por assistentes sociais para que, conforme as suas necessidades, aqueles com perfil socioeconômico de até 1 ½ salário mínimo nacional possam receber outros benefícios (como uniforme e livros), a fim de contribuir com os estudantes para a sua permanência na instituição de ensino Notre Dame.
  • Como denunciar irregularidades durante a solicitação de Bolsas de Estudo Filantrópicas?
    As Bolsas de Estudos Filantrópicas são provenientes de recursos públicos, assim, todo cidadão deve denunciar possíveis irregularidades na comprovação dos dados familiares. A denúncia poderá ser feita em qualquer tempo, por escrito e assinada, e entregue à Assistência Social da instituição de ensino Notre Dame. A denúncia será mantida em sigilo pela equipe.
  • Qual o tempo de vigência da Bolsa de Estudo?
    A bolsa tem vigência de um ano letivo.
  • O que é a Renovação da Bolsa de Estudo Filantrópica?
    A Renovação da Bolsa de Estudo ocorre anualmente, mediante análise do processo entregue pelo estudante bolsista, ou seu responsável, à Comissão Interna de Concessão de Bolsas de Estudo. Atendendo aos critérios para a concessão, esse estudante poderá manter a bolsa de estudo para o ano seguinte.
  • Quando há mais de um candidato à bolsa no mesmo Grupo Familiar, a solicitação poderá ser feita por meio de um único processo?
    A família deverá preencher uma Ficha Socioeconômica para cada estudante. Os documentos que compõem o processo também deverão ser protocolados individualmente.
  • A Bolsa de Estudo Filantrópica pode ser cancelada?
    Sim, a qualquer tempo, se for constatada qualquer irregularidade nas informações apresentadas pela família. Nesse caso, é necessária a devolução dos valores usufruídos indevidamente.