Apresentação

Programa de Assistência Educacional Notre Dame – PAE ND

No ano de 1923, missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame chegaram ao Brasil, após uma longa viagem por terra e mar, imbuídas do compromisso de dedicarem-se à educação. Naquele mesmo ano, fundaram dois educandários no norte do Rio Grande do Sul: um em Passo Fundo e outro em Não-Me-Toque. Através da Província da Santa Cruz, as Irmãs atualmente mantêm instituições de ensino em outros dois estados brasileiros – Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.

Com intuito de viabilizar o acesso ao ensino de qualidade a estudantes pertencentes a famílias com baixa renda, a Rede de Educação Notre Dame desenvolve o Programa de Assistência Educacional Notre Dame (PAE ND). Com ele, atende às disposições da Lei Complementar Nº187 de 16 de dezembro de 2021, que tratam da aplicação da filantropia das Entidades de Educação, Saúde e Assistência Social.

Por meio do PAE ND, a Rede de Educação Notre Dame atende estudantes do Ensino Básico que se enquadram no perfil socioeconômico determinado legalmente – comprovado segundo critérios apresentados em edital público -, concedendo-lhes Bolsas de Estudo Filantrópicas que correspondem às anuidades escolares, nas modalidades integral (100%) ou parcial (50%).

O candidato cuja renda familiar per capita é de até 1 ½ salário mínimo nacional poderá ser contemplado com bolsa integral. A bolsa parcial, por sua vez, é concedida ao aluno cuja renda familiar per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

Perguntas frequentes

Instituições de ensino da Rede de Educação Notre Dame que dispõem de Bolsas de Estudo

Colégio Notre Dame (Passo Fundo/RS)
Colégio Notre Dame Aparecida (Carazinho/RS)
Colégio Notre Dame Brasília (DF)
Colégio Notre Dame Ilha (Ilha do Governador – Rio de Janeiro/RJ)
Colégio Notre Dame Ipanema (Rio de Janeiro/RJ)
Colégio Notre Dame Rainha (São Paulo/SP)
Escola Notre Dame Menino Jesus (Passo Fundo/RS)